Comissões
A comissão gestora tem como responsabilidade zelar pelo bom funcionamento do equipamento, de forma a manter o mesmo em operação e criar procedimentos, normas e estratégias de utilização. Os procedimentos e normas de uso são estabelecidos em comum acordo com a comissão de usuários. Para aperfeiçoar a operacionalidade, as duas comissões devem trabalhar em conjunto. As responsabilidades de ambas as comissões incluem também:
- Garantir que não haja preferência na utilização do equipamento por parte dos requisitantes, tornando claro o caráter multiusuário do equipamento;
- Estabelecer as normas de utilização e forma de agendamento de uso do instrumento;
- Garantir a ampla divulgação da disponibilidade do equipamento, bem como dos procedimentos de agendamento de uso por meio dos canais pertinentes;
- Providenciar junto ao fornecedor a manutenção do equipamento e a reposição de insumos quando necessário, em conjunto com o técnico responsável;
- Promover cursos e treinamentos periódicos para a formação de usuários;
- Gerenciar questões que envolvam o equipamento multiusuário e os demais equipamentos necessários para sua operação.
Além dos pesquisadores dos campi da UFSCar, o equipamento também está disponível para usuários externos acadêmicos e não acadêmicos (empresas e indústrias). Para garantir acesso justo para todos, o agendamento do equipamento não deve exceder oito horas consecutivas de uso para um mesmo usuário e deverá ser feito com não menos de uma semana de antecedência do experimento planejado.
O usuário potencial deverá preencher o formulário com os dados sobre as amostras a serem analisadas, o tipo de análise desejada e a sua experiência neste tipo de análise. O formulário online também contem perguntas que visam identificar os usuários quanto a instituição de origem. Adicionalmente, é solicitada aos usuários que façam no formulário de submissão uma descrição breve do projeto de pesquisa em que se insere a demanda de uso do equipamento para justificar seu uso. Essa descrição também será necessária para que o apoio técnico do LMBCM avalie se o equipamento é adequado para a análise pretendida e auxilie o usuário da melhor maneira possível.
O uso do instrumento será cobrado por hora de uso para pesquisadores, independente da origem. Os valores foram definidos pela comissão gestora considerando duas categorias distintas: comunidade UFSCar e demais pesquisadores. Os recursos advindos destes pagamentos são utilizados para a contratação de apoio técnico, aquisição de materiais de consumo, manutenção do equipamento, seus acessórios e da infraestrutura local.
Todos os usuários deverão receber treinamento, oferecido pelos técnicos, previamente à utilização do equipamento. Usuários sem treinamento não serão autorizados a manipular o equipamento, devendo contar com o auxílio de um dos técnicos responsáveis. O treinamento incluirá instruções sobre como preparar as amostras e utilização do equipamento, de modo a garantir melhor performance do instrumento. O tempo de treinamento será determinado em função da complexidade do experimento pretendido e experiência prévia do usuário.
Os dados obtidos com auxílio do equipamento serão disponibilizados pelo técnico responsável em CD, DVD ou via "nuvem" em diretório protegido por senha e criado para esta finalidade específica (e.g., Google Drive), de modo a evitar o uso de dispositivos que possam prejudicar o funcionamento do computador dedicado ao microscópio. Durante o uso do equipamento, os usuários treinados serão orientados a salvarem seus arquivos em pasta específica, sendo os mesmos removidos do equipamento mensalmente ou de acordo com a necessidade de memória para perfeito funcionamento do equipamento.
Espera-se que este plano de gestão e compartilhamento viabilize, com seus recursos materiais, financeiros e humanos disponibilizados pela instituição sede, e pelo uso compartilhado do equipamento, os recursos para a manutenção efetiva e a longo prazo do equipamento em operação. O tempo máximo de inatividade do equipamento previsto é de quatro horas por semana. Este período de downtime é necessário para a limpeza lógica dos arquivos, que pelo seu tamanho elevado podem ocupar excessivamente a memória do computador, tornando a aquisição de dados lenta e prejudicando as análises.
Comitê gestor
Flavio Henrique da Silva (presidente) - dfhs@ufscar.br
Marcos Roberto Chiaratti - marcos.chiaratti@ufscar.br
Andrea Soares da Costa Fuentes - andreasc@ufscar.br
Ricardo Carneiro Borra - andreasc@ufscar.br
Comitê de usuários
Lindomar de Oliveira Alves (presidente) - lindomar.alves@ufscar.br
Anderson Ferreira da Cunha - anderf@ufscar.br
Otavio Rodrigues Machado Neto - otavio.machado@unesp.br
Juliano Coelho da Silveira - julianodasilveira@usp.br